Qual a idade ideal para realizar uma avaliação ortodôntica?
Esta é uma questão com que muitos pais se deparam relativamente à saúde oral dos seus filhos. Os tratamentos ortodônticos estão muito relacionados com a adolescência, mas, no entanto, os despistes e avaliações ortodônticas devem começar numa fase bem mais precoce da vida do seu filho.
Os nossos especialistas indicam que a avaliação inicial deve ocorrer por volta dos 7 anos de idade, informação que é ainda indicada pela Associação Americana de Ortodontistas em diversos estudos publicados.
Esta avaliação precoce não é necessariamente indicativa de que o seu filho vai iniciar o tratamento ortodôntico nessa fase uma vez que a importância deste diagnóstico reside na deteção de problemas numa fase inicial, acompanhá-los e só depois, numa fase mais avançada, intervir. Há, no entanto, alguns casos em que é necessária uma intervenção imediata para corrigir problemas mais acentuados e que iriam agravar muito caso se esperasse.
Então, quais são os benefícios de uma avaliação precoce?
-
Identificação de Problemas numa fase inicial
-
Possibilidade de uma intervenção precoce e eficaz
-
Um problema identificado precocemente será resolvido com maior facilidade do que se for identificado numa fase mais avançada de desenvolvimento
-
Realização de tratamentos intercetivos:
• Conduzir dentes para as suas posições;
• Guiar o crescimento do maxilar
• Corrigir e melhor a posição dos lábios
Já realizou a avaliação ortodôntica do seu filho? Pretende fazer uma nova avaliação ortodôntica? Entre em contacto connosco e agende uma consulta com um dos nossos especialistas em ortodontia.