Clínica Caniço - Periodontologia - Clínica Dentária Braga

Periodontologia

A Periodontologia é a área da Medicina Dentária que se dedica ao estudo e tratamento de doenças ligadas ao conjunto de tecidos responsável por manter a estabilidade dos seus dentes e maxilares, nomeadamente a gengiva, osso e ligamento periodontal. A saúde periodontal pode ser considerada a base da sua saúde oral uma vez que se trata da base de suporte dentário.

Esta valência surge ainda, muitas vezes, como complemento da Implantologia Avançada pois muitas vezes é necessário recorrer ao acréscimo ou remoção de tecidos moles para criar as condições necessárias para a colocação dos implantes.

Características

3

O Diagnóstico é Essencial

Um diagnóstico tardio de uma patologia periodontional pode levar a danos na sua estrutura óssea, obrigando a um tratamento mais exigente e invasivo caso seja necessária intervenção cirúrgica e excertos ósseos.

3

O Detalhe e Precisão

O sucesso desta especialidade depende em grande parte dos pequenos detalhes e da precisão com que os diversos procedimentos e técnicas são implementados. Na Caniço todos os procedimentos estão protocolados para que os resultados sejam sempre os desejados.

3

Acompanhamento Permanente

Sendo esta uma patologia que, muitas vezes, está relacionada com hábitos do paciente ou com outras patologias é necessário que haja um acompanhamento constante para garantir uma intervenção atempada sempre que necessário.

Questões Frequentes

Qual a razão para ter periodontite
A periodontite, também conhecida como piorreia, dentro da periodontologia, é uma doença crónica e irreversível causada por bactérias presentes na placa bacteriana que quando se acumulam em redor dos dentes ou implantes dentários durante tempo suficiente afetam negativamente os tecidos periodontais. Tem inicio como uma gengivite (inflamação das gengivas) e depois evolui para periodontite provocando recessão gengival e perda de osso alveolar. Os dentes ou implantes dentários perdem desta forma suporte ósseo e começam a ganhar mobilidade o que pode conduzir à sua perda.
Geralmente existe uma predisposição genética familiar que facilita a evolução da periodontite. Estes e outros factores predisponentes como a diminuição da imunidade oral e o tabaco são factores que podem produzir inflamação gengival, destruição do osso em redor dos dentes e perda dentária.
A periodontite é contagiosa?

A periodontite é uma doença bacteriana (causada por bactérias) pelo que é contagiosa. Não está demonstrado o contágio entre pessoas com contacto ocasional, mas este é possível entre pessoas com contacto próximo, se forem susceptíveis.Aconselhamos, caso tenha periodontite, que o seu parceiro realize uma consulta de revisão periodontal para descartar a possibilidade de uma periodontite.

A periodontite afeta a nossa saúde?

A periodontite é uma infecção localizada na boca, mas pode ter manifestações sistémicas generalizadas e influenciar negativamente a evolução de outras doenças. Estudos recentes mostram a existência de uma relação entre a periodontite e o difícil controlo da diabetes mellitus, o parto prematuro de bebés de baixo peso, doenças cardiovasculares e doenças pulmonares.

O que difere uma gengivite de um periodontite?
A gengivite é a condição prévia à periodontite, onde se verifica hemorragia decorrente do processo inflamatório, mas sem perda óssea. Um diagnóstico precoce pode evitar a progressão da doença.

Relativamente à periodontite, esta consiste numa doença dos tecidos periorais decorrentes de um processo inflamatório que leva à reabsorção óssea e consequentemente à perda dentária.

Agende a sua consulta de avaliação.