Dicas de como combater o mau hálito
Um dos problemas muito frequentes na maioria dos pacientes é o mau hálito.
Mas, afinal, o que é o mau hálito e porque é que acontece?
O mau hálito – ou halitose, de nome técnico – é o termo usado para designar a presença de um hálito desagradável.
As suas origens são diversas e, portanto, é necessário adequar o tratamento à causa. No entanto, a maioria das causas está associada a questões diretamente relacionadas com a saúde bucal.
A falta de uma higiene oral consistente e detalhada é uma das maiores causas. Quando não é feita uma higienização cuidada, há uma acumulação de alimentos entre os dentes, língua e gengiva.
Essa acumulação acaba por criar a saburra, uma espécie de camada que liberta um odor forte e potente, causando o mau cheiro na boca. Por outro lado, a placa bacteriana que se forma na boca, é outra causa.
Mas como combater?
A primeira dica para combater este problema é, precisamente, ter uma ótima higiene oral. Escovar os dentes regularmente e escovar também a língua são passos fulcrais para combater este problema. Não esquecer o fio dentário!
Se a higiene oral é um must para se livrar deste problema, há outras dicas para que o seu hálito permaneça fresco e limpo.
Outra das causas é a desidratação. Uma boca seca, para além de ser desconfortável, pode ser uma causa deste problema. Por isso, beba muita água. O seu corpo e hálito agradecem!
Se beber água não é o seu forte, pode sempre optar por chás frescos, como é o caso do chá de hortelã. Uma das causas mais óbvias para o mau hálito é o tabaco. Caso fume, pode também usar a dica do chá para melhorar o seu hálito.
“Nós somos o que comemos”. Não é por acaso que esta expressão é tão popular.
Se ingerirmos alimentos com um odor muito forte, como é o caso de alhos e cebolas, é normal que esse odor pungente se reflita no nosso hálito e o torne muito intenso. Por isso, evite esse tipo de alimentos.
Agende a sua consulta de avaliação. Conte com os nossos +22 anos de experiência.