5 Cuidados de higiene oral em implantes dentários
A implantologia é uma área da medicina dentária que levanta muitas questões, principalmente porque exige procedimentos muito minuciosos e detalhados.
Muitos pacientes procuram-nos para colocar implantes dentários e a questão mais levantada e uma das mais pertinentes é:
“Os implantes dentários requerem menos cuidados que a dentição natural?”
Para entendermos esta questão, é necessário abordar o tema, num processo inicial, de uma perspetiva mais técnica.
Quando uma pessoa perde um ou vários dentes naturais, por norma, o seu tratamento passa pela colocação de implantes dentários.
Mas o que é um implante dentário?
Um implante dentário é um dispositivo médico que servirá de suporte para o dente, isto é, o implante dentário vai substituir a raiz do dente e depois será colocada uma coroa cerâmica de forma a substituir um ou vários dentes naturais, dependendo do tratamento de cada paciente.
Os implantes vão servir de suporte para se aplicar a coroa de cerâmica, que vai funcionar como um dente.
Este implante é colocado dentro do osso que é rodeado por gengiva. Tanto a gengiva como o osso têm que permanecer estáveis ao longo do tempo para proteger o implante. Caso isto não aconteça, o implante terá problemas.
Quais são os problemas da falta de manutenção?
Caso a gengiva e o osso não permaneçam estáveis ao longo do tempo, o implante ficará exposto, o que se torna num problema sério, porque da mesma forma que o implante tem a capacidade para agarrar o osso, também tem uma enorme capacidade para agarrar todas as bactérias que andam em redor do dente.
Isto irá provocar uma retração da gengiva e, consequentemente, do osso e levará à perda do implante dentário e do dente.
De forma a evitar problemas em redor dos implantes, o fator-chave é uma higiene oral exímia. Para isso, deve-se escovar os dentes e implantes com uma escova de dentes ideal, com uma pasta de dentes com flúor, utilizar fio dentário e, ocasionalmente, utilizar o escovilhão para uma limpeza mais pormenorizada e minuciosa. Para além disto, é obrigatório o uso de jato de água, para que os cuidados de higiene oral sobre os implantes sejam eficientes.
De forma a garantir a manutenção dos seus implantes, é fundamental que marque uma consulta de higienização no dentista a cada seis meses, de forma a remover toda a placa bacteriana ao redor dos implantes e controlar e prevenir eventuais problemas que possam surgir.
Isso irá garantir que o seu sorriso permaneça saudável e bonito.
Por isso, a afirmação “os implantes dentários requerem menos cuidados que a dentição natural” é falsa.
Agende a sua consulta de avaliação. Conte com os nossos +22 anos de experiência.