A Clínica Caniço esteve presente na revista NiT
Tema: Os perigos de usar piercings nos dentes — como Rihanna e La Vie de Marie
A revista NiT procurou a Clínica Caniço para responder a várias questões sobre um tema que tem estado muito em voga nos últimos tempos “Os perigos de usar piercings nos dentes”. Abaixo descrevemos toda a notícia.
“Os anos 2000 atacam novamente. Depois das várias tendências que vimos regressar, há mais uma que voltou e em força: os piercings nos dentes.
A moda já se fez notar um pouco por todo o mundo. Desde a Rihanna a La Vie de Marie — a criadora de conteúdos que faz parte dos concorrentes do Big Brother Famosos — são muitos os que já aderiram. Parece que depois de tanto tempo a utilizar máscaras de proteção, que cobriam praticamente o rosto todo, agora a vontade é de brilhar, literalmente, até aos dentes (e nos dentes todos em muitos casos).
Além da parte estética, o que é que estes acessórios representam para a saúde oral? A NiT foi descobrir juntamente com a Clínica Caniço.
Apesar do nome de piercing, não há uma perfuração nos dentes. Segundo o dentista Dr. Sérgio Caniço: “Os piercings dentários são pequenas pedras brilhantes, com diversas formas e cores, desenvolvidas especificamente para serem colocadas nos dentes dos pacientes, através de uma cola. A colocação destes piercings é bastante idêntica à colocação dos aparelhos fixos. O processo é simples, sem qualquer tipo de intervenção e sem prejudicar o esmalte do dente”. A intervenção custa cerca de 75€, mas os preços variam muito consoante as clínicas.
Rápido e indolor. É assim que o médico descreve a colocação dos famosos piercings nos dentes.
“Depois de escolher a forma e a cor desejada, é necessário utilizar uma cola específica para tal. É aplicada uma pequena quantidade sobre a pedra e de seguida colocamos no dente”. Todo o processo demora cerca de dez minutos e não provoca qualquer dor.
No entanto, realça que este procedimento estético “deve ser realizado por um profissional qualificado”.
Os cuidados importantes para “brilhar até aos dentes”
Em relação à durabilidade, o dentista admite que é relativo: “Pode durar duas semanas ou dois anos. Tudo depende, essencialmente, dos hábitos de higiene oral e da alimentação que cada paciente”. Consumir alimentos mais duros, ou uma escovagem agressiva, podem fazer com que o piercing descole. Porém, o dentista lembra “é possível colar novamente”.
Manter este acessório requer outros cuidados. “Os piercings dentários, tal como os braquetes dos aparelhos fixos, são sempre dispositivos que irão reter mais alimentos e placa bacteriana, por isso, é necessário ter uma higiene oral mais cuidada. Caso contrário, pode acumular mais placa bacteriana e consequentemente originar cáries“. O uso do fio dentário (que já devia ser obrigatório, como lembra o médico) passa a ser imperativo.
Na Clínica Caniço, em Braga, por exemplo, estes serviços têm tido muita procura, sobretudo nos últimos meses. Dr. Sérgio Caniço revela que “os pacientes têm tido uma maior preocupação com os tratamentos dentários, nomeadamente estéticos, como facetas dentárias, alinhadores invisíveis e implantes dentários, assim como os piercings dentários”.
Isto deve-se, segundo o dentista, ao facto de nos últimos dois anos as pessoas terem utilizado máscara durante muito tempo, o que levou a um maior descuido com os dentes.
“Agora, como estamos a deixar de usar a máscara, querem mostrar um sorriso bonito, saudável e brilhante”.”