5 questões comuns sobre Implantes Dentários
1) Como funciona os Implantes Dentários?
Os implantes dentários são dispositivos colocados na cavidade oral de forma a substituir um dente natural. Podemos comparar um implante à raiz artificial do dente ausente, que depois irá suportar uma coroa ou prótese dentária e substituir a ausência de um ou mais dentes. Com a evolução, passamos a compreender que um implante de titânio quando colocado cumprindo os corretos procedimentos cirúrgicos gera “afinidade” com o tecido ósseo, sendo assim integrado ao fim de algumas semanas.
Um implante corretamente colocado servirá de suporte a uma coroa. Hoje sabemos que, em alguns casos, esta pode ser colocada no próprio dia da colocação do implante (imediata) ou após 8 semanas. A coroa é o elemento protético observado pelo paciente que o identifica ao dente.
2) Que cuidados são necessários?
Os principais cuidados a ter são o repouso, uso de gelo nas primeiras 48h, evitar pressões intra-bucais (bochechos, cuspir, sucção), alimentação com temperatura baixa e principalmente tomar as medicações nos horários recomendados.
Os cuidados diários no caso de implantes unitários, são semelhantes aos da higienização dos nossos dentes naturais: utilização de escova, pasta de dentes e fio dentário.
Utilizar elixir também é um cuidado a ter se for recomendado pelo médico dentista. Em caso de reabilitações múltiplas, poderão ser necessários mais cuidados nomeadamente a utilização de um irrigador bucal.
3) Quem pode fazer o procedimento de colocação?
Qualquer pessoa pode fazer implantes dentários, no entanto é preciso ter uma boa saúde bucal. Existem alguns casos em que o procedimento não é recomendado, nomeadamente a gestantes, pacientes que estejam em tratamento de quimioterapia, radioterapia, pacientes que têm Osteoporose ou Hepatite tipo E. Também é necessário que o paciente esteja com a sua saúde sistémica sob controlo, por exemplo aqueles pacientes que têm cardiopatias e diabetes, podem fazer o procedimento desde que os mesmos estejam controlados.
4) A colocação dos Implantes dói?
A realizamos a cirurgia com anestesia local, ou seja, o paciente não irá sentir nenhuma dor.
No entanto após o procedimento, é possível sentir algum incómodo ou dor devido ao facto de haver manipulação dos tecidos. Para evitar este desconforto, é necessário seguir os conselhos recomendados pelo médico dentista no pré e pós cirúrgico.
É essencial que a toma da medicação prescrita seja feita corretamente.
5) Pode haver rejeição?
O nosso organismo aceita o implante dentário e não existe risco de rejeição.
O material do implante é feito de titânio que, para além de ser pesquisado, é indicado para diversos tratamentos médico como na ortopedia e odontológicos, no caso da implantologia.
O que pode ocorrer é o insucesso devido a algum problema durante a cirurgia, no pós-operatório, pela qualidade do osso ou problemas relacionados com a prótese.
É necessário um bom acompanhamento do paciente para minimização de riscos e evitar maus cuidados após a cirurgia.